O diretor e roteirista paulistano Ugo Giorgetti ganha uma mostra de seus filmes na celebração dos 20 anos do Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. Inaugurado em agosto de 2001, o cinema localizado em shopping na região da Av. Paulista, foi o primeiro a apresentar uma programação eclética, mostrando que títulos de grandes estúdios podem conviver pacificamente com filmes brasileiros e independentes de vários lugares do mundo.

 

Para comemorar o aniversário, o Itaú Cinemas apresenta uma retrospectiva de 12 filmes do diretor e 2 pré-estreias dos seus mais recentes trabalhos: o longa de ficção ‘Dora e Gabriel’ e o documentário ‘Paul Singer, Uma Utopia Militante’, que serão lançados nos cinemas em agosto e setembro, respectivamente.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

29 DE JULHO, QUINTA-FEIRA

 

14h30 BOLEIROS - ERA UMA VEZ O FUTEBOL

16h30 BOLEIROS 2 - VENCEDORES E VENCIDOS

18h30 CARA OU COROA

20h30 PAUL SINGER, UMA UTOPIA MILITANTE PRÉ-ESTREIA

 

 

30 DE JULHO, SEXTA-FEIRA

 

14h30 O PRÍNCIPE

16h30 JOGO DURO

18h30 FESTA  

20h30 DORA E GABRIEL PRÉ-ESTREIA  

 

 

31 DE JULHO, SÁBADO

 

14h30 SOLO

16h30 QUEBRANDO A CARA

18h30 A CIDADE IMAGINÁRIA

20h30 SÁBADO

 

 

1º DE AGOSTO, DOMINGO

 

14h30 JOGO DURO

16h30 PAREDES NUAS

18h30 SÁBADO

20h30 UMA NOITE EM SAMPA

 

 

2 DE AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA

 

14h30 CARA OU COROA

16h30 A CIDADE IMAGINÁRIA

18h30 QUEBRANDO A CARA

20h30 FESTA

 

 

3 DE AGOSTO, TERÇA-FEIRA

 

14h30 O PRÍNCIPE

16h30 SOLO

18h30 PAREDES NUAS

20h30 UMA NOITE EM SAMPA

 

 

4 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA

 

14h30 BOLEIROS - ERA UMA VEZ O FUTEBOL

16h30 BOLEIROS 2 - VENCEDORES E VENCIDO

18h30 FESTA

20h30 SÁBADO 

 

 

 

SINOPSES

 

 

BOLEIROS - ERA UMA VEZ O FUTEBOL São Paulo, 1998, comédia dramática, 90min, livre. Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti. Elenco: Lima Duarte, Otávio Augusto, Rogério Cardoso, Flavio Migliaccio, Adriano Stuart, Denise Fraga, João Acaiabe. O filme faz um retrato dos chamados ''Boleiros'', veteranos do esporte. Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes, um grupo de ex-jogadores de futebol se reúne para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais. 

 

 

BOLEIROS 2 - VENCEDORES E VENCIDOS São Paulo, 2006, comédia dramática, 85min, 14 anos. Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Lima Duarte, Otávio Augusto, Paulo Miklos, Cassio Gabus Mendes, Denise Fraga, Flavio Migliaccio, Petrônio Gontijo, Adriano Stuart. O bar do Aurélio, reduto de boleiros famosos, está prestes a ser reinaugurado e acaba de ganhar um novo sócio, o herói do penta Marquinhos. O futebol é o tema central das conversas, que são resumidas em três histórias: a do falso argentino Rafael Benitez; do misterioso Nestor, que retornou recentemente do México e quer convencer a todos que foi um grande jogador; e do assistente-técnico Barbosa, que tinha várias ideias na cabeça mas jamais conseguiu colocá-las em prática numa partida de futebol.

 

 

CARA OU COROA São Paulo, 2012, drama, 92min, 12 anos. Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Emílio de Mello, Geraldo Rodrigues, Julia Ianina, Walmor Chagas, Otávio Augusto, Juliana Galdino, Andrea Tedesco. São Paulo, inverno de 1971. João Pedro é um diretor de teatro que está bastante atarefado com uma nova peça. Nas folgas do trabalho e durante os ensaios, ele recebe ocasionalmente a visita de um integrante do Partido Comunista, que não compreende as opções estéticas e políticas da peça, parcialmente financiada pelo partido. Paralelamente, seu irmão Getúlio e a namorada Lilian, ambos idealistas, decidem colaborar com a resistência à ditadura militar, abrigando dois fugitivos. Eles decidem escondê-los na casa do avô de Lilian, um militar da reserva.

 

 

A CIDADE IMAGINÁRIA São Paulo, 2014, drama, 58min, livre. Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Helio Cícero, Suzana Alves, Duda Mamberti, Ligia Cortez, Luti Angelelli, Cris Rocha, Marcos de Andrade, Naomi Scholling, Flavio Tolezani, Gabriela Westphal, Andrea Tedesco. Um retrato dos imigrantes italianos que desembarcaram em São Paulo nas últimas décadas do século 19. Dúvidas, indagações, hesitações, medos e angústias geradas pelo desconhecido que os aguarda ao alvorecer do dia. Pessoas que saíram de suas terras com pouco ou nenhum esclarecimento do que iam encontrar no novo país, de camponeses iletrados aos primeiros anarquistas, aventureiros, cantoras de ópera à procura de novas oportunidades. Quem eram essas pessoas que chegavam ao Brasil, e o que sabiam ou pensavam da terra na qual seu futuro iria se desenvolver?

 

 

DORA E GABRIEL São Paulo, 2020, 85 min, cor, 14 anos. Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti. Elenco: Ary França, Nathalia Gonsales. No centro de São Paulo, um imigrante libanês há muitos anos no Brasil é assaltado e jogado no porta malas de seu próprio carro. Uma mulher, testemunha do acaso que passava pelo local, também é lançada no mesmo espaço. Sem nunca terem se visto na vida, os dois são obrigados a dividir o minúsculo ambiente sem saber por onde o automóvel circula.

 

 

FESTA São Paulo, 1985, comédia, 86min, 12 anos. Melhor Filme no Festival de Gramado. Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti. Elenco: Antonio Abujamra, Adriano Stuart, Jorge Mautner, Otávio Augusto, Ney Latorraca, Iara Jamra, José Lewgoy, Patrícia Pillar. Um tocador de gaita, um jogador de sinuca e o velho assistente deste são contratados para animar uma festa numa mansão. Eles ficam aguardando um chamado no salão de jogos da casa, sem serem admitidos ao andar superior, onde acontece a festa. Durante a espera eles discutem sua situação e têm contato com garçons e empregados, todos dirigidos por um mordomo autoritário.

 

 

JOGO DURO São Paulo,1985, drama, 83min, 14 anos. Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Antonio Fagundes, Cininha de Paula, Paulo Betti, Cleide Yáconis, Eliane Giardini, Humberto Magnani. Pacaembu, um dos bairros mais ricos de São Paulo. Uma mulher e sua filha vivem clandestinamente numa grande e desocupada casa. A posse desta mulher é disputada por dois homens nas mesmas condições sociais dela: um guarda particular e um empregado, que uma firma imobiliária instala na casa. Não demora muito para que eles entrem em conflito.

 

 

PAREDES NUAS São Paulo, 2009, drama, 58min, 14 anos. Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Andrea Tedesco, Angelo Brandini, Domingos Montagner, Juliana Galdino e Luiz Damasceno. Um rico patrono das artes, homem de grande sucesso social e econômico é preso numa dessas ações desencadeadas de vez em quando pela Polícia Federal. As acusações são as de sempre: gerência temerária, evasão fiscal, formação de quadrilha, etc. Na sala de sua casa, quatro personagens - o motorista, a governanta, o advogado e a esposa - discutem o desdobramento da prisão do empresário e, por meio desse fato, procuram entender suas próprias vidas.

 

 

PAUL SINGER, UMA UTOPIA MILITANTE São Paulo, 2019, 57 min, livre. Ideia original e argumento: Fernando Kleiman e Marcos Barreto. Direção: Ugo Giorgetti. Paul Singer, uma utopia militante, pode ser lido como uma autobiografia de um personagem maior da vida intelectual e paulista dos últimos 60/70 anos. Autobiografia porque se baseia numa longa entrevista onde o próprio professor narra sua trajetória e sua maneira de pensar. Desde sua chegada no Brasil em 1940, escapando da catástrofe europeia que foi a segunda Guerra Mundial, até por volta de 2016, na liderança dos movimentos de Economia Solidária. O professor Singer não é um herói, também não é uma vítima. Não comove pela emoção, mas pela inteligência. Certamente pode ser classificado como um iluminista, conservando sempre a capacidade de raciocinar e, se possível, educar. Porque foi também um educador, mesmo quando fazia política. Ou, sobretudo, quando fazia política. Esse documentário tenta mostrar de maneira mais clara possível a visão de um verdadeiro democrata, firme nas suas convicções, mas disposto sempre ao diálogo, e intolerante quanto ao emprego da força para impor ideias, sejam elas quais forem. A missão que se impôs é clara: levar a democracia ao seu limite. Ser integralmente democrático. A pretensão desse documentário também é mostrar de maneira mais evidente possível, diretamente, sem ambiguidades, as características singulares desse personagem. E para empregar as palavras de um velho sociólogo, mostrar a beleza do espetáculo de um homem pensando. Nas salas de aula ou nas reuniões políticas.  

 

 

O PRÍNCIPE São Paulo, 2002, drama, 90min, 14 anos. Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti. Elenco: Eduardo Tornaghi, Bruna Lombardi, Ricardo Blat, Ewerton de Castro, Nydia Licia, Otávio Augusto, Ligia Cortez, Adriano Stuart. Gustavo é um intelectual de meia idade, que vive em Paris há mais de 20 anos. Ele leva uma vidinha pacata no exílio, feita de conferências, palestras, traduções e artigos para publicações especializadas de pouca tiragem, mas de muito prestígio. Durante todo esse tempo Gustavo não tinha feito nenhuma visita ao Brasil, mas a fragilidade da mãe e a doença de um sobrinho o obrigam a voltar.  Os sentimentos, sensações, acontecimentos e descobertas sobre uma cidade que deixou há mais de vinte anos e que se transforma velozmente, faz com que Gustavo perceba, pouco a pouco, que está revisitando fantasmas, revolvendo ruínas e tentando resgatar um passado que ele sabe ser um sonho impossível.

 

 

QUEBRANDO A CARA São Paulo, 1986, documentário, 76min, 14 anos. Melhor Montagem no Festival de Brasília. Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti. A saga da família Zumbano-Jofre pelos ringues de São Paulo, cidade que surge através de cada personagem como se ela mesma fosse um deles, além da história de Éder Jofre, duas vezes campeão mundial de boxe, com registros de algumas de suas lutas mais famosas; uma verdadeira análise da vontade de vencer através do esporte e das dificuldades inerentes.

 

 

SÁBADO São Paulo, 1994, comédia, 88min, 12 anos. Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti. Elenco: Giulia Gam, Otávio Augusto, Mariana Lima, Maria Padilha, Jô Soares, Tom Zé, André Abujamra, Decio Pignatari, Vandi Doriatiotto. Sábado na cidade de São Paulo. Uma equipe de publicidade ocupa o saguão do antigo Edifício das Américas, no centro da cidade, para a gravação de um comercial. Mas um elevador quebrado obriga equipe e moradores a dividirem o mesmo espaço. Desse convívio forçado surgem pequenos incidentes que tornam este sábado diferente de qualquer outro.

 

 

SOLO São Paulo, 2009, drama, 73min, 12 anos. Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Antonio Abujamra. Um homem fala de um mundo que não mais lhe pertence e que não mais entende. É alguém que caminha da solidão para as trevas. Embora com humor, sarcasmo e permanente ironia, ele fala de perplexidade e desespero. É o testemunho de um homem na última meia idade, de boa família, de um bairro nobre e uma reflexão sobre morar em São Paulo, cidade que frequentemente é vista como um pesadelo.

 

 

UMA NOITE EM SAMPA São Paulo, 2016, comédia, 74min, 12 anos. Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Flavia Garrafa, Roney Facchini, Otávio Augusto, André Correa, Flávio Tolezane, Cris Couto, Agnes Zuliani, Fernanda Viacava, Andrea Tedesco, Carol Portes, Suzana Alves, Thaia Perez, Cris Rocha, Stella Tobar, Thiago Amaral, Siomara Schröder, Francisco Bretas, Sergio Mastropasqua, Angelo Brandini, Lutti Angelelli. A tragicômica situação pela qual um grupo passa após a sessão de teatro ficará marcada pra sempre em suas mentes. O ônibus que os levaria de volta para suas casas está trancado e sem o motorista. O que fazer? Perdidos na noite de São Paulo, desorganizados, paralisados e dependentes dos seus próprios medos, os passageiros se limitam a ficar à espera de alguma coisa, algum desconhecido milagre que os liberte daquela situação.

 

 

 

SERVIÇO

 

 

O Cinema de Ugo Giorgetti

de 29 de julho a 4 de agosto de 2021

 

Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca (sala 3)

Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 (3º piso) - Consolação

Ingressos R$12 | R$6 (meia)