De 8 a 15 de dezembro, a Cinemateca Brasileira exibe oito títulos poloneses
na Mostra de Cinema Polonês - 100
anos da Reconquista da Independência, que faz parte da celebração
mundial do centenário da reconquista da independência da Polônia. Os filmes,
que já passaram pela Europa, América do Norte, Ásia e Oceania, chegam ao país
possibilitando ao público brasileiro conhecer um pouco do cinema histórico
polonês.
A seleção traz um amplo olhar temático e diversidade de
estéticas, percorrendo períodos históricos, a partir do ponto de vista de
diferentes gerações. As obras podem ser divididas em três épocas: a Polônia sob
as partições, a Segunda Guerra Mundial e a República Popular da Polônia
comunista.
O espectador vai entender que a arte cinematográfica serviu como
forma de protesto e foi crucial na luta pela independência da Polônia. O filme
“Cinzas e Diamantes” (1958), de Andrzej Wajda, é um verdadeiro marco do
cinema polonês e usa uma linguagem artística cheia de símbolos e metáforas para
conseguir driblar a censura. O “O Homem de Mármore” (1976), outro longa
de Wajda, é um exemplo de cinema político e rebelde, retratando sem medo a
realidade do regime socialista. A indicação ao Oscar recebida
por “Terra Prometida” (1974), também de Wajda, e por “Dias e Noites”,
de Jerzy Antczak (1975), comprovam o valor do cinema polonês do período. O
primeiro filme conta a história de três amigos na Polônia industrial do final
do século XIX, que sonham em montar uma fábrica de tecidos para fazer fortuna,
enquanto o segundo narra, do ponto de vista feminino, a vida de uma típica
família da burguesia polonesa entre 1863 e 1914.
Os dois longas que tratam da Segunda Guerra Mundial, “O Pianista”
(2002), de Roman Polanski, e “Volínia”, de Wojtek Smarzowski
(2016), não poderiam ter sido filmados antes da queda do muro de Berlim, pois
seus temas eram tabus durante o período da República Popular da Polônia. A
história dos judeus durante a guerra era um tema proibido e o massacre na
Volínia até hoje desperta controvérsias.
“Varsóvia 44”, de Jan Komasa, conta a história do Levante de Varsóvia, da resistência da juventude e dos sacrifícios por seus ideais e pela pátria, em uma produção cinematográfica moderna. O mais recente título da Mostra, “Guerra Fria” (2018), de Paweł Pawlikowski, melhor direção em Cannes deste ano, conta a história de um amor impossível, nos tempos difíceis da década de 1950, com ritmos de música e sofisticadas cenas de dança folclórica ao fundo.
PROGRAMAÇÃO
Dia 8/12, sábado
17h30 CINZAS E DIAMANTES
20h30 GUERRA FRIA _abertura
Dia 9/12, domingo
17h O HOMEM DE MÁRMORE
20h VARSÓVIA 44
Dia 11/12, terça-feira
18h00 TERRA PROMETIDA
21h15 CINZAS E DIAMANTES
Dia 12/12, quarta-feira
18h NOITES E DIAS
Dia 13/12, quinta-feira
16h30 O PIANISTA
19h30 VOLÍNIA _sessão seguida de
debate com a atriz Michalina Łabacz
Dia 14/12, sexta-feira
18h GUERRA FRIA
Dia 15/12, sábado
16h00 NOITES E DIAS
20h15 O HOMEM DE MÁRMORE
SINOPSES
GUERRA FRIA
(Zimna Wojna)
Ficção, romance, 2018, pb, 84 min
Direção: Paweł Pawlikowski
Elenco: Joanna Kulig,
Tomasz Kot, Borys Szyc, Agata Kulesza, Cèdric Kahn, Jeanne Balibar
Um músico amante da liberdade e
uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes tem
uma convivência muito conturbada, mas também não conseguem viver separados. É
uma história de amor nos difíceis anos da Polônia stalinista,
passando também por uma Paris boêmia, Berlim e Belgrado.
O HOMEM DE MÁRMORE
(Człowiek z marmuru)
Ficção, drama, 1976, cor, 170 min
Direção: Andrzej Wajda
Elenco: Jerzy Radziwiłowicz,
Krystyna Janda, Tadeusz Łomnicki, Jacek Łomnicki
Produzido em um período em que a
mídia polonesa era meticulosamente examinada pela censura, O Homem de
Mármore é hoje considerado um dos melhores filmes produzido atrás da
Cortina de Ferro. Agnieszka, uma estudante de cinema, tenta fazer um
documentário, seu trabalho de conclusão de curso, sobre Birkut, um antigo herói
do proletariado. Durante um controverso projeto cinematográfico, Agnieszka
descobre a verdade amarga sobre Birkut e o sistema como um todo.
VARSÓVIA 44
(Miasto 44)
Ficção, romance, 2014, cor, 122 min
Direção: Jan Komasa
Elenco: Józef
Pawłowski, Zofia Wichłacz, Anna Próchniak
Uma história épica sobre
juventude, amor, coragem e sacrifício durante o Levante de Varsóvia de 1944
contra a ocupação nazista. Jovens, que sonham com liberdade e têm suas
primeiras experiências amorosas, precisam rapidamente amadurecer na cidade sob
ocupação alemã. O filme, com um orçamento estratosférico para os padrões
poloneses, consegue retratar os acontecimentos da época com surpreendente
precisão.
TERRA PROMETIDA
(Ziemia obiecana)
Ficção, drama, 1974, cor, 169 min
Direção: Andrzej Wajda
Elenco: Daniel Olbrychski, Wojciech Pszoniak, Andrzej Seweryn
No final do século XIX, a
revolução industrial chega à Polônia. Na cidade de Łódź, a Manchester polonesa,
a indústria têxtil floresce e três jovens empreendedores desejamfundar sua
própria tecelagem. Embora nenhum deles tivesse dinheiro, eles conseguem ganhar
um bom dinheiro graças a sua determinação, inteligência e malandragem. Parece
que o futuro lhes pertence.
CINZAS E DIAMANTES
(Popiół i diament)
Ficção, drama, 1958, p/b, 99 min
Direção: Andrzej Wajda
Elenco: Zbigniew
Cybulski, Ewa Krzyżewska, Wacław Zastrzeżyński, Adam Pawlikowski, Bogumił
Kobiela
No último dia da Segunda Guerra
Mundial, Maciek, um jovem soldado do Exército Nacional, recebe ordens para
assassinar Szczuka, um líder comunista. Interpretado por Zbigniew Cybulski, o
James Dean do cinema polonês, apersonagem é confrontada com mudanças políticas
e sociais da época, além de seus próprios dilemas morais. Quando se apaixona
pela garçonete Krystyna (Ewa Krzyżewska), cogita depor suas armas e começar a
viver uma vida normal.
NOITES E DIAS
(Noce i Dnie)
Ficção, Drama, 1975, cor, 245 min
Direção: Jerzy Antczak
Elenco: Jadwiga
Barańska , Jerzy Bińczycki, Emir Buczacki, Stanisława Celińska,
Władysław Hańcza
Uma linda história sobre o amor,
contada a partir de umponto de vista feminino,em meio às transformações sociais
na Polônia entre 1865 e 1914. O filmese passa na região de Kalisz, após o
fracasso do Levante de Janeiro de 1863, e apresenta uma imagem única de uma
sociedade oprimida, da vida no exílio e do confisco da propriedade privada
através das histórias de amor e luta da família Niechcic. Um campeão de
bilheterias dirigido por Jerzy Antczak e descrito pelo jornal Washington Post
como o E o Vento Levoupolonês, destaca-se pelos cenários belíssimos
e pela esplêndida reconstrução histórica.
O PIANISTA
(Pianista)
Ficção, drama, 2002, cor, 142 min
Direção: Roman Polański
Elenco: Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Frank Finlay
O filme ganhador de 3 Oscarsé
uma adaptação das memórias de Władysław Szpilman (Adrien Brody), famoso
pianista judeu-polonês, escritas durante a Segunda Guerra Mundial. Após ser
forçado a morar no gueto de Varsóvia com sua família, Szpilmanescapa por um
triz da deportação para o campo de concentração e milagrosamente sobrevive no
gueto, lutando pela vida após ser separado para sempre daqueles que amava. Ao
final, ele recupera seus talentos musicais e confronta seus medos e, graças ao
estoicismo e a seus dotes musicais, consegue encontrar a salvação.
VOLÍNIA
(Wołyń)
Ficção, drama, 2016, cor, 149 min
Direção: Wojciech Smarzowski
Elenco: Michalina Łabacz, Arkadiusz Jakubik, Vasili Vasylyk
Volínia é uma região localizada
no extremo leste da Polôniaantes da Segunda Guerra Mundial e que hoje pertence
à Ucrânia.A vida dos habitantes poloneses, ucranianos e judeus mudará com a
guerra, primeiro pela ocupação soviética e depois pelo exército nazista. Zosia
Głowacka, uma jovem polonesa apaixonada porum ucraniano, será forçada a se
casar com um fazendeiro rico, MaciejSkiba, masessa não será a sua única
infelicidade. No meio dos conflitos sangrentos, ela precisará também lutar pela
própria vida.
SERVIÇO
Mostra
do Cinema Polonês
100 anos da Reconquista da Independência
100 anos da Reconquista da Independência
de 8 a 15 de dezembro de 2018
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino (a 10min da estação Hospital São Paulo do metrô)
Entrada gratuita (os ingressos
serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão)