A 11ª edição do Entretodos, Festival de Curtas de Direitos Humanos, acontece
de 10 a 15 de setembro (até 14/9 no CINUSP) com a temática De fora pra dentro. Com a proposta de
promover a cultura de Direitos Humanos a partir da linguagem audiovisual, o
festival busca dar visibilidade a produções de curtas-metragens nacionais e
internacionais que sejam capazes de sensibilizar e provocar debates em torno de
questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica,
poética e participativa.
O Entretodos, em parceria com o CINUSP,
também realizará um curso gratuito, introdutório à
expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos (informações
a seguir).
PROGRAMAÇÃO CINUSP
SEGUNDA 10 SETEMBRO
16h Trajetória
19h O alheio
TERÇA 11 SETEMBRO
16h Encruzilhada
19h Na pressão
QUARTA 12 SETEMBRO
16h Confessionais
19h Encruzilhada
QUINTA 13 SETEMBRO
16h O alheio
19h Trajetória
SEXTA 14 SETEMBRO
16h Na pressão
19h Confessionais
SINOPSES
Confessionais
histórias que trazem relatos do espírito humano e
formas diversas de ver o tempo e o mundo estabilizam e desestabilizam nossa
sensação de proximidade ao outro.
Retratos sobre o não ver
A textura, o som, o tempo ao redor. Aqueles dias
com ela, entre o tátil, memórias e imagens interrompidas, que não mais se veem,
mas ainda se sentem.
Brasil, 2018, 19’
direção: Erik Gasparetto
A rua das casas surdas
Em uma vizinhança silenciosa, durante a ditadura
dos anos 70, Carlos e Ernesto acompanham um jogo de futebol pelo rádio, até que
resolvem aproveitar o intervalo do primeiro tempo para voltar ao trabalho.
Brasil, 2016, 8’
direção: Gabriel Mayer e Flávio Costa
Silêncios
Até os três anos de idade, eu não podia falar,
tinha a língua presa. Depois que ela se soltou, algumas palavras continuaram
retidas na garganta.
Brasil, 2017, 7’
direção: Caio Casagrande
Fantasia de índio
Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha
ascendência indígena. Há duas décadas meu tio materno foi ao encontro dos
xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa
busca.
Brasil, 2017, 18’
direção: Manuela Andrade
La primera vez que te vi
Depois de irem as compras, um casal de idosos
relembrou o dia em que se encontraram naquela mesma rua. O tempo passou para
eles, mas as ruas são quase exatamente as mesmas que passam por suas memórias.
Espanha, 2018, 2’
direção: Guillermo Tirado
Últimos dias
Ramón é um alfaiate veterano que elabora roupas de
cavalheiros há décadas, mas nos últimos
anos sua alfaiataria se tornou anacrônica e seus lucros mais escassos. Germán,
o filho de seu antigo senhorio e amigo chega um dia, dizendo-lhe que agora está
encarregado do aluguel e que seu contrato não será renovado.
Espanha, 2017, 15’
direção: Arturo León Llerena
Encruzilhada
com a sensação de que o caldo de cultura já começa
a entornar aqui, muito próximo de nós (porém, distante o suficiente) é possível
pensar em mudança, transformação, unir e romper barreiras?
Gray umbrella
Sr. Maleki tem um hábito permanente. Até que um
homem com um guarda-chuva entra em sua vida.
Irã, 2017, 9’
direção: Mohammad Poustindouz
Destino
Durante as incontáveis horas em viagens diárias no
transporte público: cansaço, resto de sono mal dormido, sonhos não vividos e
destinos mal traçados.
Brasil, 2017, 1’
direção: Moisés Pantolfi
The Beast
Um dia divertido num safári em algum lugar da
África do Sul: o bagageiro Jacob sonha que mata um leopardo com as próprias
mãos, Anthea tenta limpar um chalé isolado, Cosmas varre folhas sob a árvore
com sinal de celular enquanto escuta as conversas dos turistas e Ndu é um
guarda-florestal num safári onde não tem bicho nenhum. Shaka, um dançarino
Zulu, quer atuar numa peça de Shakespeare, enquanto Thando, sua namorada, lhe
diz umas verdades sobre a vida.
Brasil, 2016, 24’
direção: Michael Wahrmann e Samantha Nell
Balança Brasil
Um porto, o descobrimento, dois corpos em
movimento.
Brasil, 2017, 25’
direção: Carlos Segundo
Peripatético
Simone, Thiana e Michel são três jovens moradores
da periferia de São Paulo. Simone está à procura do seu primeiro emprego,
Thiana tenta passar no concorrido vestibular de medicina e Michel ainda não
sabe o que fazer. Em meio às demandas do início da fase adulta, um
acontecimento histórico em Maio de 2006 na cidade de São Paulo muda o rumo de
suas vidas para sempre.
Brasil, 2017, 15’
direção: Jessica Queiroz
Na pressão
na palavra e na ação da moçada a ideia de cair fora
do sistema, seja pelo enfrentamento ou através da alegria feroz da juventude: a
consciência e a atitude.
Alma bandida
Rafael quer realizar o sonho de se casar. Um filme
cheio de símbolos.
Brasil, 2018, 15’
direção: Marco Antônio Pereira
Mocinho e bandido
Róbson e Maicon são dois adolescentes, estudantes
da rede pública. Voltando para casa, eles são abordados pela polícia, que os
coloca contra a parede e revista suas mochilas. Róbson carrega consigo um
atestado de matrícula da escola, mas Maicon não tem o mesmo documento. Róbson é
liberado, mas Maicon fica detido. Impedido de ajudar o amigo, Róbson corre sem
olhar para trás.
Brasil, 2018, 14’
direção: Guto Bozzetti
Cien cuadras de noche
Na cidade de Córdoba, Argentina, Lucia conhece dois
meninos por acaso em seu Renault 4’86.
Um deles é vítima de um linchamento feroz, onde ele perdeu a mochila. É na
busca dessa mochila, por diferentes pontos da cidade, onde eles se encontrarão
com seus medos, preconceitos e colocarão em xeque seus valores.
Argentina, 2017, 24’
direção: Rafael Perez Boero
Clara consiente
Clara é uma menina qualquer que quer sair e se
divertir com seus amigos e amigas. Clara é toda mulher que vive no limite de
ser “causadora”, porque ela se veste como quer. Clara é nossa filha, nossa irmã,
nossa amiga ou pode ser qualquer uma. Acontece que Clara está cansada essa
noite e quer ir para casa dormir. Mas Clara não sabe que ela nunca mais será a
mesma depois dessa volta.
Argentina, 2017, 6’
direção: Ivan Stoessel e Federico Pozzi
Menina Seta
Natalia tem 17 anos e sonha em ser atriz. Ela vive
em Franco da Rocha, zona metropolitana de São Paulo e viaja de trem todos os
dias para trabalhar como menina seta divulgando condomínios de luxo em
semáforos. Ela segue sua rotina misturando realidade e imaginação, enquanto
espera a resposta por seu primeiro teste de teatro.
Brasil, 2017, 20’
direção: Camila Tarifa
O alheio
relatos de diferentes processos de deslocamento,
das bordas, do centro, do campo ‒ a suspensão dos direitos encontra o dilema
entre a inclusão e a exclusão, sem a sensação de conformismo e distanciamento.
Nanã
Em um complexo portuário e industrial, a população
enfrenta o processo de gentrificação do território. A resistência é a terra.
Brasil, 2017, 25’
direção: Rafael Amorim
Ava Marangatu
No Guaiviry, terra tradicional Guarani e Kaiowá,
dois jovens saem para caçar no resto de mata que ainda permanece.
Brasil, 2016, 14’
direção: Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes,
Jhonatan Gomes, Edina Ximenez, Dulcídio Gomes, Sarah Brites, Joilson Brites
Sin título. Tercer movimiento
Sin título. Tercer movimento nos aproxima de
plantas de um ponto de vista diferente,
em sua relação com o cosmos e com o agricultor colombiano. É um
documentário filmado no mercado Rumichaca de Bogotá.
Espanha, 2017, 13’
direção: Julio Lamaña e Ricardo Perea
Estamos todos aqui
Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa
construir seu próprio barraco. O tempo urge enquanto um projeto de expansão do
maior porto da América Latina avança, não só sobre Rosa, mas sobre todos os
moradores da Favela da Prainha.
Brasil, 2017, 19’
direção: Chico Santos e Rafael Mellim
Trajetória
do ponto de vista da contradição presente, o futuro
aparece bloqueado. Ou há ainda um possível horizonte positivo?
Do outro lado
Às vésperas de uma importante decisão, a juíza da
Corte Suprema de Taiwan recebe uma carta inesperada.
Brasil, 2018, 15’
direção: Bob Yang
Merma
Após ser injustamente demitida do seu trabalho, uma
mulher mais indígena terá que testar os limites da sua força em razão de
conciliar uma gravidez e permanecer fiel à sua identidade enquanto trabalha em
um ambiente ameaçador e abusivo de uma oficina
clandestina em Yucatán. Mas às vezes a crueldade mais sombria que ela
ter que suportar é a discriminação e a negligência de seus colegas igualmente
maltratados.
México, 2017, 18’
direção: Enrique Herman Aguilar Jansonius
Primavera de Fernanda
Abre-se, na vida de Fernanda, uma possibilidade de
reconstrução da sua própria imagem. E isso acontece a partir de uma oferta de
emprego que reativa nela toda a relação de afeto que havia sido construída com
sua mãe, durante a infância. Mas Fernanda, que está sempre precisando negociar
sua identidade com o mundo externo, irá passar por mais um teste.
Brasil, 2018, 19’
direção: Débora Zanatta e Estevan de la Fuente
À espera
Em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15
anos com homens mais velhos que elas, fazendo com que o país se encontra em 10º
lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando seus
direitos básicos como à vida, à educação, à saúde, de ir e vir e de serem o que
elas quiserem.
Moçambique, 2016, 22’
direção: Sónia André
CURSO
Até o dia 16 de agosto estarão abertas as
inscrições para o curso "ENTRETODOS: uma introdução à expressão
audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos", uma parceria
entre o Festival Entretodos, a Spcine, o IFSP e o CINUSP.
Neste curso serão abordadas teoria e prática dos
processos de criação, estruturação e difusão de uma peça audiovisual bem como
os diversos desdobramentos que a linguagem cinematográfica propicia, destacando
o acesso e a interação para com o público. Serão desenvolvidos os recursos
narrativos, nos campos da produção e da mediação, de modo a oferecer aos
participantes os meios capazes para a realização de análises críticas de obras
audiovisuais, visando a apropriação destes recursos como meio de comunicação
privilegiado para a formação de valores em Direitos Humanos.
O curso é gratuito e, para se inscrever, o
candidato deve possuir, ao menos, 18 anos, preencher a ficha de inscrição no
site www.entretodos.com.br e enviar à organização um vídeo (entre 2 e 3
minutos) no qual se apresente e responda às questões:
1) Qual a sua intenção ao participar deste curso? O
que você quer mostrar com o audiovisual?
2) Em uma produção audiovisual, desde a criação até
o processo de difusão, passando pela criação e mediação, onde você se vê?
As inscrições ficam abertas até o dia 16 de agosto,
com o resultado dos selecionados divulgado no dia 17.
Para os selecionados, a matrícula do curso será
realizada do dia 17 ao dia 20 de agosto.
São 50 horas de formação incluindo atividades
práticas, sendo seis horas de atividades externas durante o Festival
Entretodos. O curso acontece de 20 de agosto a 26 de setembro, às segundas e
quartas-feiras das 9h às 13h.
O curso disponibiliza 25 vagas dispostas do
seguinte modo:
Ampla concorrência: 17 vagas - com reserva de 50%
para alunos egressos de escola pública
Negros: 6 vagas
Pessoa com Deficiência: 1 vaga
Imigrantes e Refugiados: 1 vaga
SERVIÇO
11º Festival de Curtas de Direitos Humanos
ENTRETODOS
de 10 a 15 de setembro de 2018
CINUSP
| Sala Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 -
Colméia - Favo 4 - Cidade Universitária
GRÁTIS
Para saber os demais locais de exibição do festival,
acesse: www.entretodos.com.br/programacao