Quando se fala em Surrealismo no
cinema, logo temos a clássica imagem do homem cortando o olho de uma moça em
“Um Cão Andaluz”, um filme dirigido por Luis Buñuel em parceria com Salvador
Dalí que marcou a vanguarda dos anos 20. Além de Buñuel, foram poucos diretores
que conseguiram se ater a um estilo surrealista em todo conjunto da obra, mas o
que sucedeu foram as implementações desta linguagem em narrativas mais
convencionais. Exemplo do diretor David Lynch (que diz não representar nenhum
tipo de vanguarda), marca o cinema contemporâneo mergulhando no subconsciente
humano em filmes como Cidade dos Sonhos.
A Mostra "Navalha no Olho - O
exercício do olhar no cinema surrealista" busca encontrar nos mais
diversos estilos os aspectos mais profundos do surrealismo. A
mostra conta com a colaboração de Claudio Willer (poeta, ensaísta e tradutor,
ligado à criação literária mais rebelde e ao surrealismo), na curadoria dos
filmes e no dia 13/04 fará uma palestra sobre o cinema Surrealista.
PROGRAMAÇÃO
SEXTA 06/04
SEXTA 06/04
15h15 O EXPRESSO DE SHANGAI
17h00 VIA LÁCTEA ou O ESTRANHO CAMINHO
DE SÃO TIAGO
19h00 CIDADE DOS SONHOS
SÁBADO 07/04
15h00 PANDEMÔNIO
17h00 A IDADE DO OURO + UM CÃO ANDALUZ
19h30 A BELA DA TARDE
DOMINGO 08/04
15h30 O EXPRESSO DE SHANGAI
17h00 MALPERTUIS
19h30 POESIA SEM FIM
TERÇA 10/04
15h30 PANDEMÔNIO
17h00 AMOR SEM FIM
19h00 CIDADE DOS SONHOS
QUARTA 11/04
15h00 MALPERTUIS
17h00 VELUDO AZUL
19h30 POESIA SEM FIM
QUINTA 12/04
15h00 VIA LÁCTEA ou O ESTRANHO CAMINHO DE SÃO TIAGO
17h30 AMOR SEM FIM
19h30 VELUDO AZUL
SEXTA 13/04
15h00 A IDADE DO OURO + UM CÃO ANDALUZ
17h15 A BELA DA TARDE
19h10 Palestra com Claudio Willer
SINOPSES
O EXPRESSO DE SHANGAI, de Josef von Sternberg
O EXPRESSO DE SHANGAI, de Josef von Sternberg
Shanghai Express, EUA, 1932, 80’, DVD
Com Marlene Dietrich, Clive Brook,
Warner Oland
China, 1931. Durante a guerra civil,
um trem vai de Pequim a Xangai e o que causa alvoroço mesmo, apesar dos temores
com a guerra, é a presença da bela cortesã Shanghai Lily (Marlene Dietrich).
Além dela, figuras como um mestiço enigmático, uma chinesa misteriosa e um
major francês também estão na viagem. Por causa da confusão política que era o
país na época, o trem é parado por tropas do governo que prendem um rebelde, só
que depois quando o trem volta a andar, outro problema. O sr. Chang (Warner
Oland) se revela um comandante rebelde e resolve tomar o trem com suas tropas e
também fazer um passageiro de refém. O capitão britânico Donald Doc (Clive
Brook), ex-amante de Shanghai Lily, é o escolhido.
VIA LÁCTEA ou O ESTRANHO CAMINHO DE SÃO TIAGO, de Luis Buñuel
La voie lactée, França, 1969, 102’,
DVD
Com Paul Frankeur, Laurent Terzieff,
Alain Cuny
Dois francês que, a partir dos
arredores de Paris, decidem fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela.
Por lá, conhecem inúmeras pessoas e vivem situações intimamente ligadas a
crenças religiosas.
A IDADE DO OURO + UM CÃO ANDALUZ, de Luis Buñuel
L'âge d'or + Un Chien Andalou, França,
1930, 121’, Digital
Com Gaston Modot, Lya Lys, Caridad de
Laberdesque
Um homem e uma mulher estão loucamente
apaixonados, mas não conseguem consumar esse amor, porque são interrompidos
toda hora. Primeiro, eles interrompem um cerimonial estranho cheio de bispos
com os seus gritos, depois estão em uma festa na casa dela, mas são
interrompidos de várias maneiras, ou pela família ou pela sociedade burguesa.
Um louco e surrealista frenesi conduz à sequência final, onde os libertinos de
Sade abandonam a orgia no Châteu de Sellini.
A BELA DA TARDE, de Luis Buñuel
Belle de Jour, França, 1967, 100’, DCP
Com Catherine Deneuve, Jean Sorel,
Michel Piccoli
Séverine (Catherine Deneuve) é uma
jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido (Jean Sorel), um médico,
mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela procura um discreto bordel,
comandado pela Madame Anais (Geniviève Page), para realizar suas fantasias
eróticas e e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Ela
trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada, mas um
cliente abusivo promete complicar a situação.
MALPERTUIS, de Harry Kümel
Bélgica, 1971, 125’, 35mm
Com Orson Welles, Susan Hampshire,
Sylvie Vartan
O diretor Harry Kümel elabora essa
história, misteriosa e mitológica, como um mestre, compondo seu filme à maneira
de uma pintura surrealista (Magritte, De Chirico etc). Orson Welles interpreta
um tirano que demonstra ser mais poderoso que o Destino. Ele é um velho moribundo
que deixa uma fabulosa herança aos seus corrompidos herdeiros com a seguinte
condição: ninguém deve abandonar sua fortaleza e nem interferir nos arranjos e
caprichos dos seus perigosos labirintos.
POESIA SEM FIM, de Alejandro Jodorowsky
Poesía sin fin, Chile, 2016, 128’, DCP
Com Adan Jodorowsky, Pamela Flores,
Brontis Jodorowsky
Autobiografia do diretor Alejandro
Jodorowsky que homenageia através da sua história a herança artística do Chile.
Durante a juventude do artista chileno, ele se libertou de todas as suas
amarras, como família e limitações, e foi introduzido no principal círculo
artístico bohêmio dos anos 1940 no Chile, onde conheceu promissoras pessoas do
ramo que se tornariam reconhecidas no século XX.
PANDEMÔNIO, de H.C. Potter
Hellzapoppin’, EUA, 1941, 84’, Digital
Com Ole Olsen, Chic Johnson, Martha
Raye
Uma dupla de comediantes decide
transformar sua peça em um grande filme com a ajuda de um jovem casal.
AMOR SEM FIM, de Henry Hathaway
Peter Ibbetson, EUA, 1935, 88’,
Digital
Com Gary Cooper, Ann Harding, John
Halliday
O arquiteto Peter Ibbetson é
contratado pelo Duque de Towers para um trabalho de restauração em sua
propriedade. Quando chega, descobre que a Duquesa Mary é, na verdade, a sua
namoradinha de infância. A velha chama é reacesa e o duque, com ciúmes, tenta
atirar em Peter, porém é morto por este. Peter recebe a pena de prisão perpétua
e começa a se comunicar espiritualmente com Mary através dos sonhos de ambos.
Os anos passam, mas seu amor continua a ser alimentado dessa forma, até que
morrem e se reencontram no Além.
CIDADE DOS SONHOS, de David Lynch
Mulholland Dr., França / EUA, 2001,
146’, DCP
Com Naomi Watts, Laura Harring, Justin
Theroux
Um acidente automobilístico na estrada
Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve
diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a
memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial
que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar
Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece
Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da
cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante
da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.
VELUDO AZUL, de David Lynch
Blue Velvet, EUA, 1986, 120’, DCP
Com Isabella Rossellini, Kyle
MacLachlan, Dennis Hopper
Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan), um
rapaz simplório que acaba de voltar à cidade, envolve-se em uma perigosa
investigação sobre os negócios de um traficante de drogas (Dennis Hopper) que
mantém uma sádica relação com a bela cantora de cabaré Dorothy Vallens
(Isabella Rossellini).
SERVIÇO
Mostra Navalha no Olho - O exercício do olhar no cinema
surrealista
de 6 a 13 de abril de 2018
Centro
Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R.
Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Ingresso
R$2,00 (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)