Conhecido por ter dirigido e roteirizado o drama Morte em Veneza (1971), o cineasta italiano Luchino Visconti ganha uma retrospectiva no CineSesc, em São Paulo. Ao todo serão exibidos 17 longas-metragens, sendo que três deles tiveram sua direção compartilhada com outros diretores, como Federico Fellini, Pier Paolo Pasolini, Roberto Rossellini e Vittorio de Sica.

Entre os destaques da programação temos O Leopardo (1963), que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, e sua obra mais conhecida, Morte em Veneza, que narra a paixão entre um compositor e um jovem. Pensando na carreira ativa de Visconti entre as décadas de 19470 e 1970, outro título de destaque a ser exibido é Rocco e Seus Irmãos (1960) e seu primeiro longa, Obsessão (1942).

Com algumas exibições em 35mm, a Restrospectiva Luchino Visconti acontecerá de 1º a 14 de março no CineSesc, em São Paulo. Confira as informações a seguir:

PROGRAMAÇÃO



As Bruxas (Episódio A Bruxa Queimada Viva)
Le Streghe (La Strega Bruciata Viva)
Itália, França, 1967
Duração: 121 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Giuseppe Patroni Griffi (em colaboração com Cesare Zavattini)
Elenco: Silvana Mangano, Annie Girardot, Francisco Rabal, Massimo Girotti, Elsa Albani, Clara Calamai, Leslie French, Helmut Berger.
Data de exibição: 01/03, quinta-feira às 19h00 e 13/03, terça-feira às 14h00


Violência e Paixão (Gruppo di Famiglia in un Interno)
Itália, França, 1974
Duração: 121 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Roteiro: Suso Cecchi d’Amico, Enrico Medioli e Luchino Visconti
Elenco: Burt Lancaster, Silvana Mangano, Helmut Berger, Claudia Marsani, Stefano Patrizi, Elvira Cortese, Romolo Valli, Dominique Sanda, Claudia Cardinale
Data de exibição: 01/03, quinta-feira às 21h00 e 08/03, quinta-feira às 18h30

Vagas Estrelas da Ursa (Vaghe Stelle Dell’Orsa)
Itália, 1965
Duração: 105 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Cecchi d’Amico, Enrico Medioli e Luchino Visconti
Elenco: Claudia Cardinale, Jean Sorel, Michael Craig, Marie Bell, Renzo Ricci, Fred Williams, Amalia Troiani.
Data de exibição: 02/03, sexta-feira às 19h00 e 12/03, segunda-feira às 19h30


Belíssima (Belissima)
Itália, 1948
Duração: 114 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Cecchi d’Amico, Francesco Rosi e Luchino Visconti (a partir de uma ideia de Cesare Zavattini)
Elenco: Anna Magnani, Walter Chiari, Tina Apicella, Gastone Renzelli, Tecla Scarano, Arturo Bragaglia, Lola Braccini, Liliana Mancini, Alessandro Blasetti, Mario Chiari.
Data de exibição: 03/03, sábado às 19h00 e 12/03, segunda-feira às 14h00


Morte em Veneza (Morte a Venezia)
Itália, 1971
Duração: 130 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Luchino Visconti e Nicola Badalucco
Elenco: Dirk Bogarde, Silvana Mangano, Björn Andrésen, Romolo Valli, Nora Ricci, Mark Burns, Marisa Berenson, Carole André, Leslie French, Antonio Appicella, Franco Fabrizi.
Data de exibição: 03/03, sábado às 21h00 e 11/03, domingo às 18h30


O Leopardo (Il Gattopardo)
Itália, França, 1963
Duração: 186 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Cecchi d’Amico, Enrico Medioli, Pasquale Festa Campanile, Massimo Franciosa e Luchino Visconti
Elenco: Burt Lancaster, Alain Delon, Claudia Cardinale, Paolo Stoppa, Rina Morelli, Serge Reggiani, Romolo Valli, Leslie French, Ivo Garrani, Lucilla Morlacchi, Pierre Clémenti, Giuliano Gemma.
Data de exibição: 04/03, domingo às 17h30 e 09/03, sexta-feira às 18h00


O Estrangeiro (Lo Straniero)
Itália/França, 1967
Duração: 104 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Luchino Visconti, Suso Cecchi d’Amico e Georges Conchon (em colaboração com Emmanuel Roblès).
Elenco: Marcello Mastroianni, Anna Karina, Georges Wilson, Bernard Blier, Alfred Adam, Georges Géret, Jacques Herlin, Mimmo Palmara, Bruno Cremer.
Data de exibição: 04/03, domingo às 21h00 e 10/03, sábado às 18h30


Nós, as Mulheres (Episódio Anna Magnani)
(Siamo Donne, Episódio Anna Magnani)
Itália, 1953
Duração: 95 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Cecchi d’Amico e Luchino Visconti
Elenco: Anna Magnani
Data de exibição: 05/03, segunda-feira às 19h00 e 14/03, quarta-feira às 14h00


Senso / Sedução da Carne
(Senso)
Itália, 1954
Duração: 123 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Cecchi d’Amico e Luchino Visconti (com a colaboração de Carlo Alianello, Giorgio Bassani, Giorgio Prosperi, Tennesse Williams e Paul Bowles)
Elenco: Alida Valli, Farley Granger, Massimo Girotti, Heinz Moog, Rina Morelli, Marcella Mariani, Christian Marquand, Tonio Selwart, Sergio Fantoni
Data de exibição: 05/03, segunda-feira às 21h00 e 10/03, sábado às 21h00


Noites Brancas (Le Notti Bianche)
Itália, 1957
Duração: 102 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Secchi d’Amico, e Luchino Visconti
Elenco: Maria Schell, Marcello Mastroianni, Jean Marais, Clara Calamai, Marcella Rovena, Dirk Sanders
Data de exibição: 06/03, terça-feira às 19h00 e 11/03, domingo às 21h00


Obsessão (Ossessione)
Itália, 1943
Duração: 142 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Luchino Visconti, Mario Alicata, Giuseppe De Santis, Gianni Puccini, Alberto Moravia, Antonio Pietrangelli
Elenco: Clara Calamai, Massimo Girotti, Juan de Landa, Dhia Cristiani, Elio Marcuzzo, Vittorio Duse, Michele Riccardini.
Data de exibição: 06/03, terça-feira às 21h00 e 12/03, segunda-feira às 21h30


Ludwig (Ludwig)
Itália, França, Alemanha, 1973
Duração: 238 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Luchino Visconti e Enrico Medioli (em colaboração com Suso Cecchi d’Amico)
Elenco: Helmut Berger, Romy Schneider, Trevor Howard, Silvana Mangano, Helmut Griem, Gert Fröbe, Izabella Telezynska, Umberto Orsini, John Moulder-Brown, Sonia Petrova, Folker Bohnet, Heinz Moog, Adriana Asti, Marc Porel, Nora Ricci, Mark Burns
Data de exibição: 07/03, quarta-feira às 19h00 e 10/03, sábado às 14h00


Rocco e seus Irmãos (Rocco e i Suoi Fratelli)
Itália, França, 1960
Duração: 177 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Luchino Visconti, Suso Secchi d’Amico, Pasquale Festa Campanile, Massimo Franciosa, Enrico Medioli
Elenco: Alain Delon, Katina Paxinou, Renato Salvatori, Max Cartier, Rocco Vidolazzi, Spiros Focás, Annie Girardot, Roger Hanin, Paolo Stoppa, Suzy Delair, Claudia Cardinale, Corrado Pani, Adriana Asti, Claudia Mori.
Data de exibição: 08/03, quinta-feira às 14h00 e 12/03, segunda-feira às 16h00


Os Deuses Malditos (La Caduta Degli Dei)
Itália, Alemanha, 1969
Duração: 156 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Nicola Badalucco, Enrico Medioli e Luchino Visconti
Elenco: Dirk Bogarde, Ingrid Thulin, Helmut Griem, Helmut Berger, Renaud Verley, Umberto Orsini, Reinhard Kolldehoff, Albrecht Schoenhals, Florinda Bolkan, Charlotte Rampling, Nora Ricci.
Data de exibição: 08/03, quinta-feira às 21h00 e 13/03, terça-feira às 16h00


La Terra Trema (La Terra Trema)
Itália, 1948
Duração: 160 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Antonio Pietrangeli e Luchino Visconti
Elenco: Antonio Arcidiacono, Giuseppe Arcidiacono, Giovanni Greco, Agnese Giammona, Nelluccia Giammona, Nicola Castorino, Rosario Calvagno, Lorenzo Valastro, Rosa Costanzo
Data de exibição: 09/03, sexta-feira às 14h00 e 13/03, terça-feira às 19h00


O Inocente (L’Inoccente)
Itália, França, 1976
Duração: 125 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Cecchi d’Amico, Enrico Medioli e Luchino Visconti
Elenco: Giancarlo Giannini, Laura Antonelli, Jennifer O’Neill, Didier Haudepin, Rina Morelli, Massimo Girotti, Marc Porel, Marie Dubois, Roberta Paladini, Claude Mann.
Data de exibição: 09/03, sexta-feira às 21h30 e 14/03, quarta-feira às 16h00


Boccaccio 70 (Episódio O Trabalho)
(Boccaccio’70, episódio Il Lavoro)
Itália, França, 1962
Duração: 205 min.
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Cecchi d’Amico e Luchino Visconti
Elenco: Romy Schneider, Tomas Milian, Romolo Valli e Paolo Stoppa.
Data de exibição: 11/03, domingo às 14h00 e 14/03, quarta-feira às 18h30

SINOPSES



As Bruxas
Filme com cinco episódios, dirigidos por Mauro Bolognini (Senso Cívico), Vittorio De Sica (Uma Noite Como as Outras), Pier Paolo Pasolini (A Terra Vista da Lua), Franco Rossi (A Siciliana) e Luchino Visconti (A Bruxa Queimada Viva). No segmento de Visconti, Gloria (Silvana Mangano) é uma atriz que decide fugir do assédio dos jornalistas e paparazzi e se hospeda num chalé da amiga Valeria (Annie Girardot), que festeja seu aniversário de casamento. Gloria é cortejada por dois homens, um dos quais é o marido de Valeria (Francisco Rabal), e joga com a rivalidade despertada entre eles. Após um desmaio, Gloria se dá conta de que está grávida.


Violência e Paixão
Um velho professor (Burt Lancaster), colecionador de pinturas que retratam grupos familiares, vê seu modo de vida austero e sua intimidade alterados ao alugar para a marquesa Bianca Brumonti (Silvana Mangano) um apartamento de sua propriedade no andar superior ao seu. Bianca instala ali seu amante, Konrad (Helmut Berger), e a filha Lietta (Claudia Marsani) com seu namorado, Stefano (Stefano Patrizi). A vulgaridade dos inquilinos incomoda o professor, mas a personalidade de Lietta e de Konrad, que possui um passado de ativismo político, acaba aproximando-o da família. Mas essa convivência será abalada por um conflito inesperado, desencadeado por Stefano.


Vagas Estrelas da Ursa
Sandra (Claudia Cardinale) e o marido, Andrew (Michael Craig), partem de Genebra para um breve retorno à cidade de Volterra, na Toscana, para uma homenagem ao pai dela, morto num campo de concentração nazista durante a II Guerra. A volta ao antigo palacete da família, o reencontro com a mãe (Marie Bell), internada em uma clínica psiquiátrica, o padrasto (Renzo Ricci) e a chegada do irmão, Gianni (Jean Sorel), deixam-na perturbada. Suspeitas sobre a deportação do pai e a revelação de um segredo oculto no passado da família aumentam a tensão do encontro, com desdobramentos imprevisíveis.


Belíssima
Maddalena Cecconi (Anna Magnani) inscreve a filha, Maria (Tina Apicella), em um concurso que vai eleger a mais bela criança de Roma e que atuará em um filme do diretor Alessandro Blasetti (interpretado por ele próprio). Madalena se sacrifica para pagar um fotógrafo, uma professora de balé e de recitação, costureira e cabeleireira para aumentar as chances da menina. Contraria o marido (Gastone Renzelli), que não concorda com essa obsessão, e enfrenta a difícil concorrência de centenas de mães, que também lutam pela chance de estrelato de suas filhas. E a pressão sobre a criança se torna brutal.


Morte em Veneza
Na adaptação do romance homônimo de Thomas Mann, o musicista Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) está hospedado, em 1911, em um hotel no Lido de Veneza para se restabelecer de uma crise de estresse. Nos salões do hotel e na praia, se depara com o adolescente Tadzio (Björn Andrésen), filho de uma nobre polonesa, e fica encantado com sua beleza. Seus olhares são percebidos e correspondidos de forma ambígua pelo rapaz, em um jogo secreto que só faz aumentar a paixão despertada no músico. Abalado, Gustav decide deixar a cidade. Mas, a pretexto de um contratempo com a bagagem, retorna quando são descobertos sinais de uma epidemia.


O Leopardo
Baseado no romance de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, drama histórico, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, mostra a chegada dos revolucionários de Giuseppe Garibaldi à Sicília e seu impacto na nobreza local, que teme perder privilégios. Em 1860, a notícia do desembarque das forças revolucionárias em Marsala interrompe as orações no palácio do príncipe Fabrizio di Salina (Burt Lancaster). Tancredi (Alain Delon), seu sobrinho, se alista nas fileiras garibaldinas e Salina vê na iniciativa uma forma de manter seus privilégios. Percebe também a ascensão da burguesia, na figura do prefeito dom Calogero (Paolo Stoppa), e atua para unir seu sobrinho à filha dele, Angelica (Claudia Cardinale).


O Estrangeiro
Na adaptação do romance homônimo de Marcel Camus, ambientado na Argélia colonial, Marcello Mastroianni é Meursault, francês de origem argelina que recebe a notícia da morte da mãe, que vivia em uma clínica. Sua indiferença diante do corpo choca os funcionários. No dia seguinte, Mersault reencontra Marie (Anna Karina), uma antiga colega de trabalho, e testemunha em favor de Raymond (Georges Géret), acusado de agredir a amante, despertando o desejo de vingança por parte de alguns árabes. No confronto que culmina com a morte de um deles, Meursault se vê envolvido em um processo no qual o que menos interessa é a punição pelo crime.


Nós, as Mulheres
Filme composto por cinco episódios (incluindo um prólogo, dirigido por Alfredo Guarini), idealizado por Cesare Zavattini, nos quais uma atriz interpreta a si mesma no dia a dia, com direção de quatro cineastas: Alida Valli, por Gianni Franciolini; Ingrid Bergman, por Roberto Rossellini; Isa Miranda, por Luigi Zampa; e Anna Magnani, por Luchino Visconti. No episódio de Visconti, Anna Magnani pega um táxi a caminho do teatro onde vai se apresentar e se nega a pagar um adicional pelo transporte de seu cachorro. Ela reclama para um policial, mas ele a multa por não possuir licença para condução do animal. Mas o caso ainda está longe de ser solucionado.


Senso / Sedução da Carne
Durante a luta pela reunificação da Itália, em meados do século XIX, quando Veneza ainda estava sob ocupação da Áustria, a condessa Livia Serpieri (Alida Valli), casada com o conde Serpieri (Heinz Moog), apaixona-se pelo tenente austríaco Franz Mahler (Farley Granger), a quem entrega o dinheiro destinado ao esforço de guerra dos patriotas italianos, que lhe havia sido confiado por seu primo, o marquês Ussoni (Massimo Girotti). À custa de trair seu país, Livia continua fiel ao amante e tenta, mesmo assim, protegê-lo, temerosa de que a vitória italiana coloque sua vida em risco. Baseado em conto homônimo de Camillo Boito.


Noites Brancas
Mario (Marcello Mastroianni) é um jovem e solitário empregado transferido para a cidade de Livorno, onde encontra Natalia (Maria Schell) durante seus passeios noturnos. Arredia, ela acaba lhe confidenciando que está apaixonada por um homem (Jean Marais), inquilino de sua avó, que não vê há um ano, mas que prometeu reencontrá-la naquele local. Apaixonado pela moça, Mario consegue encontrá-la mais vezes, na esperança de que supere o antigo amor, mas a possibilidade de retorno do misterioso inquilino está sempre presente. Baseado no conto homônimo de Fiódor Dostoiévski, ganhou o Leão de Prata de melhor direção no Festival de Veneza.


Obsessão
Gino Costa (Massimo Girotti) é um desocupado que entra no bar de Bragana (Juan de Landa) e acaba se insinuando para a mulher dele, Giovanna (Clara Calamai). De comum acordo, ela e Gino planejam a morte de Bragana, simulando um acidente de carro, que acaba levantando suspeitas da polícia. O relacionamento entre os dois amantes entra em crise, com o medo de Giovanna de que ele possa se desinteressar dela a qualquer momento. Ela ajuda Gino a cuidar do restaurante, mas o clima de desconfiança se acentua. Baseado no romance O Destino Bate à sua Porta, de James M. Cain.


Ludwig
Versão restaurada do filme, que recupera a montagem inicial de quatro horas de duração idealizada pelo diretor, acompanha a trajetória de Ludwig II, o Rei Louco da Baviera, morto aos 40 anos em circunstâncias misteriosas. Coroado em 1864, Ludwig (Helmut Berger) é mecenas do compositor Richard Wagner (Trevor Howard) e nutre uma paixão platônica pela prima Elisabeth (Romy Schneider), imperatriz da Áustria. Dois anos depois, com a entrada da Baviera na guerra austro-prussiana, contra sua vontade, Ludwig encontra oposição por ser considerado excêntrico. Envergonhado por sua decadência, busca refúgio nas artes e tem sua capacidade mental questionada por opositores palacianos.


Rocco e seus Irmãos
Com a morte do marido, Rosaria (Katina Paxinou) parte da Lucânia, região pobre do sul da Itália, para Milão com quatro filhos: Simone (Renato Salvatori), Rocco (Alain Delon), Ciro (Max Cartier) e Luca (Rocco Vidolazzi). Eles vão se reunir com Vincenzo (Spiros Focás), o irmão mais velho, que migrou primeiro para o norte rico e industrializado em busca de um futuro melhor. Simone, que sonha vencer na vida como pugilista, se envolve com uma prostituta, Nadia (Annie Girardot), que o troca por Rocco, o mais suave e terno dos irmãos, e termina sendo pivô da tragédia que marca a vida dos dois e dela própria.


Os Deuses Malditos
Ambientado na Alemanha durante o período nazista, com referências a Macbeth, de William Shakespeare, drama aborda a decadência da família Von Essenbeck, industriais do ramo siderúrgico. Em 1933, o patriarca Joachim von Essenbeck (Albrecht Schoenhals) reúne a família para passar a direção da siderúrgica ao oficial da SA Konstantin (Reinhard Kolldehoff), num gesto para agradar ao partido nazista. Indignado, o liberal HerbertThallman (Umberto Orsini) se demite e se refugia no exterior. No mesmo dia, Joaquim é assassinado e as suspeitas recaem sobre Herbert. Mas há mais interesses na morte de Joaquim que envolvem a família Von Essenbeck.


A Terra Trema
Na adaptação para o cinema do romance I Malavoglia, de Giovanni Verga, falado em dialeto siciliano e com atores não profissionais, Visconti cria um quase documentário para narrar a história do pescador ‘Ntoni Valastro (Antonio Arcidiacono), que se rebela contra os atacadistas de peixe no povoado de Aci Trezza, e hipoteca a casa para se tornar independente com sua família. Mas, durante uma pescaria promissora, perde o barco em uma tempestade, é obrigado a vender o peixe a um preço vil e não tem mais como recuperar a casa, tornando-se odiado no povoado e vendo sua família se dispersar. Vencedor do prêmio internacional do Festival de Veneza.


O Inocente
Inspirado no romance de Gabriele D'Annunzio e ambientado na sociedade aristocrática do século XIX, Tullio Hermil (Giancarlo Giannini) mantém um casamento apenas formal com Giuliana (Laura Antonelli), que aceita sem demonstrar reação o relacionamento do marido com a amante, a condessa Teresa Raffo (Jennifer O’Neill). Num período de ausência dos dois, Giuliana conhece o escritor Filippo d’Arborio (Marc Porel), com quem também se envolve. Sentindo que está perdendo a mulher, Tullio se reaproxima e propõe a reconciliação. Quando tudo parece caminhar para uma nova e estável vida conjugal, Tullio descobre que a mulher está grávida do escritor.


Boccaccio 70
Filme com quatro episódios, dirigidos por Mario Monicelli (Renzo e Luciana), Federico Fellini (As Tentações do Dr. Antonio), Vittorio De Sica (A Rifa) e Luchino Visconti (O Trabalho), tendo como pano de fundo a sátira ao moralismo e ao puritanismo dos anos 1960, conceitualmente inspirado em Giovanni Boccaccio, autor de Decameron. No episódio dirigido por Visconti, Pupe (Romy Schneider) que teve sua conta bancária bloqueada pelo pai, passa a cobrar do marido, o conde Ottavio (Tomas Milian), pagamento por sexo. A exigência começa como um jogo bizarro, mas Pupe passa a acreditar que as relações matrimoniais são uma forma de prostituição. Baseado no conto Au Bord du Lit, de Guy de Maupassant.


SERVIÇO


Retrospectiva Luchino Visconti
De 1º a 14 de março no CineSesc
Rua Augusta, 2075 (próximo ao metrô Consolação)
Ingressos: R$12 (inteira) R$6 (meia) R$3,50 (credencial plena Sesc)


Fonte: AdoroCinema / Filmes do Chico