Ao
longo da história do cinema, o mito do vampiro foi abordado de inúmeras
maneiras, compondo um mosaico de países, épocas, gêneros e estilos. Desde
criaturas pútridas e fétidas oriundas do folclore e da literatura do século
XVIII, até o aristocrático e poderoso Drácula, passando por vampiras lésbicas e
jovens contemporâneas, vampiros negros e asiáticos, a representação
cinematográfica do vampiro, arraigada no imaginário popular, sobrevive ao longo
das décadas, reinventando-se e revigorando o interesse do público. Essa
variedade de filmes é apresentada na Mostra Doces Vampiros, em
cartaz no CINUSP de 2 de abril a 4 de maio, com obras que buscam atrair não
somente o público que já tem interesse pela figura vampiresca, mas também
espectadores que queiram conhecer novos e instigantes filmes.
Para
aprofundar as questões tratadas, a mostra conta com dois debates:
no dia 5 de abril, A representação do vampiro no cinema será
debatida com Leandro Cesar Caraça, mestre pela UNICAMP e pesquisador da
história do cinema de horror, e no dia 17 de abril, O
cinema de horror asiático e a figura do vampiro será debatido com
Cláudio Augusto Ferreira, doutorando da ECA-USP e pesquisador de cinema
sobrenatural japonês.
Haverá
também, na sexta-feira 13, uma sessão especial com noitão.
Os sete filmes selecionados, produzidos entre 1958 e 1972, mostram uma mudança
na representação do vampiro, que se torna mais sangrento e sexual à medida que
os anos avançam. A atuação de Christopher Lee como o conde sanguinário é uma
das mais emblemáticas da história do horror.
O
CINUSP convida todo o público a se deixar seduzir, assombrar e fascinar pelas
múltiplas faces do vampirismo no cinema.
PROGRAMAÇÃO
DEBATES
05/04 | AMANTES ETERNOS + DEBATE
A representação do vampiro no
cinema será debatida com Leandro Cesar Caraça, mestre em Multimeios pela
UNICAMP. Professor e pesquisador, participa de mostras e festivais de cinema
como palestrante, jurado e curador. Também é co-produtor do Fora de Sintonia,
canal de entrevistas do YouTube.
17/04
| MR. VAMPIRE + DEBATE
O tema do cinema de horror
asiático e da figura do vampiro será debatido com Cláudio Augusto Ferreira,
doutorando em História, Teoria e Crítica pela ECA-USP. Seu projeto de
história do cinema japonês de cunho sobrenatural observa as relações entre
gêneros e entre classes sociais nas narrativas. É mestre em Letras,
Literatura e Cultura Japonesa pela FFLCH-USP, com graduação em Cinema e Vídeo
pela ECA-USP.
NOITÃO
Na sexta-feira
13, o Cinusp realiza sessão especial com noitão. A sequência
Drácula da Hammer Films começa como uma adaptação do romance de Bram Stoker,
mas assume liberdades em relação à obra original. A atmosfera aristocrática,
com figurinos e cenários suntuosos, é uma marca da produtora.
Os sete filmes selecionados para
o noitão, produzidos entre 1958 e 1972, mostram uma mudança na representação do
vampiro, que se torna mais sangrento e sexual à medida que os anos avançam. A
atuação de Christopher Lee como o conde sanguinário é uma das mais emblemáticas
da história do horror.
Noitão Hammer:
O vampiro da
noite
Reino
Unido, 1958, 82’
direção:
Terence Fisher
sinopse:
Em uma busca por seu amigo desaparecido Jonathan Harker, o caçador de vampiros
Dr. Van Helsing é levado ao castelo do conde Drácula. Ao chegar, Van Helsing
encontra Harker vivo na cripta de Drácula e descobre que o próximo alvo do
conde é a noiva enferma de Harker, Lucy Holmwood. Com a ajuda de seu irmão,
Arthur, Van Helsing luta para proteger Lucy e pôr fim ao reinado parasita do
terror do conde Drácula.
As noivas do
vampiro
Reino
Unido, 1960, 85'
direção:
Terence Fisher
sinopse:
O caçador de vampiros Van Helsing retorna à transilvânia para destruir o belo
chupador de sangue Baron Meinster, que tem planos para a bela e jovem
professora Marianne.
Drácula, o
príncipe das trevas
Reino
Unido, 1966, 90'
direção:
Terence Fisher
sinopse:
Quatro turistas jantam e passam a noite no castelo de Drácula; dois escapam e
avisam um monge.
Drácula, o
perfil do diabo
Reino
Unido, 1968, 92'
direção:
Freddie Francis
sinopse:
Após gerar pavor na província de caynemberg, drácula foi aparentemente
eliminado. Um ano após sua "morte", Ernst Muller, um monsenhor,
visita a região e vê que ninguém vai à missa, pois a sombra do castelo cai
sobre a igreja e todos sentem a presença do mal, inclusive o padre local. Com
isso o monsenhor, acompanhado pelo padre, parte para exorcizar o castelo.
O sangue de
Drácula
Reino
Unido, 1970, 91’
direção:
Peter Sasdy
sinopse:
O conde Drácula sabe que se ele não beber uma certa quantidade de sangue virgem
seu destino será passar a eternidade dentro de seu caixão. O assistente do
conde, Anton, sugere que eles viajem para a Itália, onde a tradição religiosa
propicia a existência de noivas virgens. Lá eles encontram uma família em que
há quatro jovens irmãs prestes a se casar, mas quando o conde começa a preparar
seu ataque, ele também descobre que nem todas as moças são tão puras como se
poderia imaginar. Drácula tem pouco tempo para descobrir qual delas é realmente
virgem.
O conde
drácula
Reino
Unido, 1970, 96'
direção:
Roy Ward Baker
sinopse:
O príncipe das trevas está de volta mais terrível do que nunca e dará início a
um ritual sádico e perverso em busca de vingança.
Drácula no
mundo da minissaia
Reino
Unido, 1972, 96'
direção:
Alan Gibso
sinopse:
O professor Van Helsing Jr. protege sua neta do conde Drácula, trazido de volta
por hippies de Londres.
SERVIÇO
Mostra Doces Vampiros
de 2 de abril a 4 de maio de 2018
CINUSP | Sala Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia
- Favo 04 - Cidade Universitária - São Paulo, SP
GRÁTIS